terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como diagramar uma revista? – parte 3

Antes de começar a esboçar sua revista, preste atenção em mais alguns detalhes. Sim, sei que até agora a única coisa que fizemos foi de olhar, analisar e fazer anotações. Mas design é isto. Como falei no início: se você achou que eu iria mostrar como abrir um software e diagramar algo sem propósito, estava redondamente enganado.

Detalhes menores

Até agora olhamos a revista em um ângulo mais aberto. Vamos focar em pequenos detalhes de uma revista.

A borda

Como diagramar uma revista
Em algumas revistas, e em algumas páginas específicas você vai encontrar um artigo ou outro com uma borda na página inteira. Esta borda quase sempre está em volta de um artigo opinativo de um colunista específico. A borda indica que, o texto nela contido, não necessariamente expressa a opinião da revista. Ou seja, a opinião expressada é somente a do autor. Muito usado na “Carta aos Leitores”, escrita pelo editor, que pode não representar o que a revista ou os donos dela pensam.
Se for ter uma coluna de opinião pessoal, lembre-se de conter ela em uma borda para que fique visível o fato dela “não pertencer” (pelo menos não necessariamente) a ideologia da revista.

Rodapé

Como diagramar uma revista
O rodapé nas revistas pode ser diferenciado, mas sempre possui três ítens distintos: O número da página, a data da revista (ou edição) e o nome dela. Em qual ordem e como exatamente é mostrado varia, mas estão sempre lá. Outra coisa importante do rodapé é o posicionamento: sempre no canto inferior externo. Ou seja, na página da esquerda, fica no canto inferior esquerdo e na página da direita, no canto inferior direito. Isto facilita a procura por páginas específicas. Lembre-se também de sempre colocar na exata mesma posição em todas as páginas.

Final de um artigo

Alguns artigos ocupam mais de uma página. Como que o leitor vai saber que o artigo termina naquele parágrafo e que a próxima página é dedicada a um outro? Para isto, existem os símbolos de final de artigo. Não é nenhum mistério: os símbolos de final de artigo são para representar o final do artigo. Cada revista tem a sua específica:

Como diagramar uma revista?
Veja, Info e Super Interessante respectivamente

Identidade visual

A identidade visual de cada revista é composta de família, tamanho, cor e espaçamento da fonte. Também inclui as cores “institucionais”, nomes das seções e todos os ítens que compõe o visual da revista. A identidade visual é criada para ser seguida à risca. Serve para manter uma harmonia entre os artigos além de facilmente identificar qual revista que é, sem a necessidade de ter que ver o rodapé ou a capa.

Diagramação
Edições diferentes, mas é possível notar que é a mesma revista

Hora de colocar a mão na massa

Ufa, parece que cobri tudo de importante. Então, tá na hora de colocar a mão na massa.

O nome

Até agora, você deve ter um documento com tudo explicado sobre sua revista: o tema, o público, o diferencial, os concorrentes, etc. Está na hora de criar um nome. Esta parte é com você. Escolha algo que seja fácil de ser lembrado e falado.
Após criado o nome, você vai precisar se concentrar em uma identidade visual. Aí que o bicho pega. Lembre-se de focar no fato de que você está criando uma revista. O logotipo deve ser de fácil leitura e deve ser possível de diminuir ela a um tamanho muito pequeno.
Não vou ensinar o passo-a-passo de criar um manual de identidade visual: se você ainda não sabe fazer isto, sugiro que vá aprender primeiro. O manual é o básico que todo designer gráfico deve saber. Lembre-se de incluir as cores no qual o logo poderá ser impresso, o fundo que ele pode ter, tamanho e disposição dele, etc.
É importante notar que, ao contrário de um logotipo qualquer, o da revista precisa ser muito mais volátil. Muitas vezes o logo vai ficar sobre um fundo muito colorido, outras vezes vai ficar um pouco escondido por um título. Tente fazer algo o mais abrangente possível para que ele caiba em todas as situações.

Veja
Note como o logotipo aparece bem em um fundo colorido e fundo neutro

Exercício de hoje

Desenvolva seu manual de identidade visual do logotipo. Não se preocupe com o restante do layout ainda. Isto veremos no próximo artigo. Lembre-se sempre de comparar aos seus concorrentes e analisar como eles fizeram. Isto lhe dará uma boa idéia do que é bom e o que é ruim.

Fonte:http://design.blog.br/design-grafico/como-diagramar-uma-revista-%E2%80%93-parte-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário